Início_

DIGITAL HERITAGE
DIGITAL HERITAGE
Como surge o projeto?

Esta plataforma digital surge no contexto da tese de Doutoramento em Estudos
de Património – especialização em História da Arte da FLUP. Sob o tema “Património e Desenho Digital: metodologias e abordagens aplicadas ao convento de Monchique no Porto (o demolido, a ruína e o transformado)”, a investigação conta com orientação de Maria Leonor Botelho (FLUP-CITCEM) e coorientação de Teresa Cunha Ferreira (FAUP- CEAU). O projeto de doutoramento foi desenvolvido com acolhimento do CITCEM, Grupo de Investigação “Património Material e Imaterial”, sendo apoiado por uma Bolsa de Doutoramento FCT: SFRH/BD/132302/2017, financiada por fundos nacionais do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Apresentação
Digital Heritage

A marca “Digital Heritage”, da qual somos titulares, foi registada a 20 de
novembro de 2019, no Instituto Nacional de Propriedade Industrial.

Registo da Marca

Marca Nacional N.º 633754, Classe 9 “Bases de Dados Interativas; Bases de Dados Eletrónicas”.

Digitalheritage.pt

O domínio digitalheritage.pt foi registado a 18 de maio de 2018.

Património e Desenho Digital

O projeto “Património e Desenho Digital” em questão tem por base o pressuposto, bem como a proposta de demonstração fundamentada, da importância do Desenho Digital enquanto fio condutor e elemento agregador de um saber multidisciplinar na investigação em Estudos do Património. Para o concretizar, testamos ferramentas e desenvolvemos modelos de investigação aplicada, através do confronto e da correta análise das fontes escritas e visuais, sendo apresentadas leituras e hipóteses, criada cartografia específica interpretativa e exploradas as possibilidades da infografia 2D e 3D. Neste contexto, o trabalho avançou também numa escala de maior proximidade ao detalhe, com o propósito de conhecer os elementos funcionais dos edifícios em estudo e tornando a investigação realizada mais visual. Em todos os momentos procurou-se garantir a transparência e precisão máxima dos processos, segundo os princípios da Carta de Londres (2006 e 2009).

O processo de investigação e criatividade até ao produto final
Breve Nota Biográfica
Tiago Trindade Cruz

Mestre em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (2010) e em 2020 concluiu o mestrado em Património Virtual na Universidade de Alicante. Atualmente é doutorando em Estudos do Património, especialização em História da Arte, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, aplicando uma metodologia integrada e demonstrativa que utiliza o desenho e as tecnologias digitais como ferramentas para o estudo da História da Arquitetura. É investigador integrado no CITCEM onde desenvolve o projeto de investigação financiado com Bolsa da FCT (Fundação para a Ciência e Tecnologia): SFRH / BD / 132302/2017.

Áreas de interesse

Património Digital, História da Arquitetura e Desenho Digital.

Digital Heritage